Agenda
D S T Q Q S S
29 30 01 02 03 04 05
06 07 08 09 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31 01 02
<< Outubro 2019 >>
     
 
 
: MOSUDHIS - Mosaicos Romanos do Sudoeste da Hispânia: Andaluzia e Algarve
Chefe de Fila: Universidade do Algarve
Eixo/Prioridade: 2. Valorização, promoção e conservação ambiental e dos recursos patrimoniais e naturais
Medida/Objectivo: 2.4 Valorização turística do património
: 2006-01-01
Data Fim: 2008-06-30
Programa / : INTERREG III A - 3.ª Convocatória / 113
: 85
Site: http://www.cepha.ualg.pt/mosudhis/
As actividades realizadas foram as seguintes:

- ESTUDOS.
Esta actividade teve várias fases: a) estudos prévios de preparação das campanhas de prospecção com a recompilação e análise de toda a informação cartográfica e documental produzida até então; b) Prospecção do território para a actualização de dados com vista à constituição de bancos de dados em Huelva e Algarve tão completo quanto possível; c) levantamentos gráficos dos mosaicos no campo (Algarve) bem como escavação, limpeza e restauro de alguns mosaicos (Écija).

- SEMINÁRIOS.
a) Realização de um curso de formação em SIG: Dada a experiência da Universidade de Huelva neste âmbito, desenvolveu-se um curso de formação sobre SIG dirigido ao pessoal participante do Projecto tanto de Portugal como de Écija, com o objectivo de usar uma mesma ferramenta nos três territórios. Este curso, ou seminário Sig, implicou várias deslocações daquele pessoal à universidade de Huelva onde o seminário foi ministrado. Tal actividade permitiu montar na Universidade do Algarve um sistema SIG similar ao de Écija com todos os sítios romanos, com e sem mosaicos, da região do Algarve.
b) Realização de um seminário científico conjunto: Este seminário, dedicado a divulgar e discutir as problemáticas relacionadas com o Património musivário, nomeadamente dos territórios envolvidos, realizou-se no Museu de Écija com a participação de investigadores portugueses, espanhóis e franceses. Muitos destes investigadores oriundos de várias origens e com experiências distintas juntaram-se aos investigadores do projecto para discutirem problemas comuns. Este seminário contou com uma assistência variada, tanto de portugueses como de espanhóis, sendo alguns deles estudantes das universidades de Huelva e Algarve.

- EXPOSIÇÕES.
a) Uma primeira exposição, com carácter itinerante, resultou da reunião de sinergias com a equipa Luso-Francesa do Corpus de Mosaicos do Sul de Portugal. Esta exposição Fotográfica, foi dedicada aos Mosaicos com Motivos Marinhos do Algarve Romano tendo estado exposta no Museu Municipal de Faro. A mostra esteve de novo patente ao público aquando da realização do seminário científico realizado no Museu de Écija.
b) Outra exposição conjunta procurou mostrar as realidades musivárias das três regiões envolvidas no Projecto, bem como dar a conhecer os resultados do Projecto e as perspectivas futuras. Esta exposição foi inaugurada no Museu de Écija em Maio de 2008, tendo sido preparada com conteúdos fornecidos por todos os parceiros e montada em suportes facilmente transportáveis de forma a poder circular entre os parceiros e, eventualmente, demais Instituições.

- REALIZAÇÃO DE PUBLICAÇÕES.
a) A principal publicação foi o livro guia bilingue em Português e castelhano. Inicialmente previsto para ter cerca de 80 páginas acabou por ter 144; este livro, sendo profusamente ilustrado e tendo preocupações de divulgação do património comum das três regiões envolvidas, possui também conteúdos que poderão interessar a especialistas.
b) Para além desta publicação central, o projecto permitiu contribuir para um conjunto de publicações dos investigadores envolvidos e sobre as regiões e temas afins ao do Projecto. Destaque para um artigo científico publicado pelos investigadores de Huelva em revista da especialidade que fez um balanço e discutiu a realidade e problemática dos mosaicos romanos da província espanhola..


- SÍTIO WEB.
Como ferramenta indispensável de divulgação do projecto e dos seus resultados, mas também procurando divulgar pelo mundo o património musivário do sudoeste da Hispânia, foi construído um sítio WEB. Este, alojado no servidor da Instituição chefe de fila e já on-line, reúne informação gráfica e escrita reunida pelos diferentes parceiros em três línguas. A forma como foi construída, recorrendo às novas tecnologias de localização com recurso a imagens inter-activas de satélite, permite, a partir de qualquer ponto do mundo, conhecer os mosaicos das regiões envolvidas no seu contexto, planear as visitas aos mesmos, bem como viajar virtualmente através das três regiões e sítios com mosaicos visitáveis.
Resumo: O Projecto MOSUDHIS nasce de um entendimento comum entre a Universidade do Algarve, a Universidade de Huelva, o museu de Écija e a equipa luso-francesa do Corpus des Mosaiques du Sud de Portugal, no sentido de reunirem esforços e trocarem experiências para, em conjunto, trazerem para o quotidiano cultural das regiões envolvidas o tema dos mosaicos romanos, património cultural rico e variado mas frequentemente esquecido. O Projecto MOSUDHIS visa, assim, promover o estudo, valorização e divulgação conjunta do património histórico-cultural da Andaluzia Ocidental e do Algarve, particularmente dos mosaicos romanos, para que contribua para a promoção integrada da região transfronteiriça constituída por elementos de identidade comuns; pretende-se ainda dinamizar a cooperação cultural e turística das regiões envolvidas em torno de um património comum valioso e de grande potencial, com características e problemas idênticos, que concorre, inequivocamente, para qualificar a oferta turística pelo poder diferenciador que apresenta.
 
 
 
Nome Cargo Contactos
Upa – Huelva Geral Telefone: 959 25 76 22
Email: [Enviar Mensagem]
Web: http://www.upa-andalucia.es/  
Museo Histórico Municipal de Écija Geral Telefone: 95 590 29 19
Email: [Enviar Mensagem]  
 
 
Resultados associados
 
Nome
A Rota do Mosaico Romano
exposições
Seminários
Website
 
 
Entidade
 
Nome
Universidade do Algarve