Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve dinamiza cooperação transfronteiriça na prevenção de fogos rurais

No âmbito do desenvolvimento da sua missão de coordenação da cooperação transfronteiriça, a CCDR Algarve, I.P. participa na 1ª reunião do consórcio FIREPOCTEP +, que se realiza em Bruxelas de 22 a 24 de janeiro de 2024

Serão nestes dias apresentadas as ações a implementar pelo projeto financiado pelo Programa Interreg IV - POCTEP 2021-2027 bem como a sua rede de colaboração com o projeto SETOFF (cofinanciado pelo Programa Erasmus+ 2021-2027), ambos focados na temática da prevenção e extinção de incêndios florestais.

O projeto FIREPOCTEP + desenvolverá ações delineadas para um impacto positivo no território de intervenção, ao longo da Fronteira Transfronteiriça entre Espanha e Portugal. Este projeto visa combater um dos riscos naturais de grande importância no espaço transfronteiriço, que resulta dos incêndios florestais extremos e a sua incidência nas alterações climáticas. Tendo por base o Pacto Verde Europeu serão realizadas ações concretas que contribuirão para prevenir e mitigar os impactos negativos resultantes destes incêndios.

A decorrer entre 1 de janeiro de 2024 e 31 de dezembro de 2026, este projeto será dinamizado por 16 beneficiários: CCDR Algarve, I.P., Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), Universidade de Évora, Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil como beneficiários portugueses e Universidade de Vigo, Junta de Andalucía, Diputación Provincial de Ávila, Universidade de Extremadura, Universidade de Huelva, Universidade de Córdoba, Fundación Empresa – Universidade Gallega, Fundación Delegación Fundación Finnova e Comunidade Autónoma de Galícia como parceiros de Espanha.

FirePOCTEP

 

.