A iniciativa, que se realiza desde 2016, aquando das comemorações dos 30 anos da adesão de Espanha e Portugal à Comunidade Europeia, juntou este ano cerca de 60 mulheres empreendedoras de Portugal e Espanha, na Biblioteca Vicente Campinas em Vila real de Santo António. Estes encontros de Mulheres Empresárias pretende ser um espaço de troca de ideias para gerar novos negócios e oportunidades na obtenção de apoios no processo de geração e crescimento.
Para além da participação online da eurodeputada Isilda Gomes, que abordou o empreendedorismo feminino a nível europeu, foram ali também apresentadas as ferramentas que as autoridades regionais disponibilizam ao empreendedorismo através dos Fundos Europeus, pela Andalucía Empreende e pelo Programa Regional ALGARVE 2030. Esteve ainda presente a Associação Alma Natura, que apresentou o programa de capacitação de mulheres empreendedoras promovido pela Fundação Coca Cola, uma iniciativa denominada GIRA MULHERES em Espanha, que procura apoiar o empreendedorismo feminino.
A sessão final do Encontro incluiu a apresentação dos encontros anteriores, realizados neste espaço transfronteiriço, bem como de duas novas iniciativas que são produto das reivindicações das mulheres da Eurocidade do Guadiana que participaram nas duas atividades anteriores: a rede de cooperação transfronteiriça entre mulheres empreendedoras e a primeira Feira de Mulheres Empreendedoras da Eurocidade do Guadiana.
Enquadradas no projeto EURES Transfronteiriço Andaluzia Algarve, que conta com financiamento da União Europeia para promover a mobilidade laboral e empresarial entre regiões fronteiriças, a Eurocidade do Guadiana, o Serviço de Emprego da Andaluzia, o Instituto de Emprego e Formação Profissional de Portugal e os centros Europe Direct do Algarve do Algarve e de Huelva participam ativamente na organização destes Encontros, contando com o apoio de entidades como o Euroregião AAA através do projeto GIT_EURO_AAA_21_27.
No âmbito da sua missão, atribuições e competências na área da cooperação cabe à CCDR Algarve promover a divulgação de oportunidades e o fomento da cooperação transfronteiriça, transnacional e inter-regional, bem como coordenar o apoio técnico às iniciativas de cooperação com interesse para os atores e agentes locais. É de realçar que a CCDR Algarve integra a Eurorregião Alentejo – Algarve - Andaluzia (EUROAAA), conjuntamente com a CCDR Alentejo e a Junta de Andaluzia, dando corpo institucional a trinta anos de relações de cooperação transfronteiriça. com grande relevância na aproximação e no enriquecimento cultural, social e económico das três regiões e constitui um instrumento fundamental para a participação de forma conjunta em projetos e ações europeias.