Cimeira Ibérica: CCDR do Algarve defende continuação da alta velocidade espanhola até Faro

As questões de mobilidade entre o Algarve e a Andaluzia, no sul de Espanha, são a matéria que José Apolinário considera mais importante para a região sul do país e que gostaria de ver discutida na reunião entre os governos de Portugal e Espanha que se realiza em 04 de novembro de 2022.

“A continuação do corredor ferroviário Mediterrânico até Faro faz todo o sentido do ponto de vista europeu”, disse José Apolinário à agência noticiosa Lusa.

José Apolinário gostaria ainda que fosse aprovado o “quadro institucional” para assegurar o acompanhamento da construção da ponte entre Alcoutim e Sanlúcar de Guadiana, uma infraestrutura de caráter internacional financiada no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) de Portugal.

São considerados estruturantes os projetos para a valorização do Rio Guadiana através da promoção da navegação de recreio marítimo-fluvial, assegurando a navegabilidade entre Vila Real de Santo António e Mértola, no distrito de Beja, e também o desenvolvimento de rotas de cruzeiros entre o Algarve e a Andaluzia.

Finalmente, o dirigente lamentou que os governos de Portugal e de Espanha não tenham, até agora, conseguido que “numa parte ou nalguma parte” da Cimeira Ibérica possam também participar as autoridades regionais dos dois países (as CCDR portuguesas, comunidades autónomas espanholas e associações nacionais de município).
 

Mapa da Ibéria com linha ferroviária